segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“Onde não há igualdade, a amizade não perdura”. (Platão)

Os amigos têm tudo em comum, e a amizade é sinônimo de igualdade. Isso não significa uniformidade e perda de personalidade de uma das partes, pois caso isso ocorra torna-se tirania. A igualdade na amizade consiste numa comunhão de vida, onde a verdade e caridade acontecem ao mesmo tempo. Um amigo pode ser aquilo que é, sem medo e nem repreensões.
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os nossos defeitos e de todas as nossas qualidades. A amizade vai crescendo e  amadurecimento na confiança mútua, no amor que se cultiva e se renova a cada encontro; e, também, na alegria que se manifesta…
Tenha um excelente fim de semana.
Abraços terapêuticos,

“Entrego-me à minha causa com paixão, sabendo que a paixão é o poder que cria nova vida, novas alegrias e novas realizações para mim e para os outros” (Jones, Laurie).

A paixão é condição para que o amor possa surgir. A paixão desperta em nós a energia do “eros” e nos possibilita maior prazer em nossa vida. O prazer em trabalhar, em produzir, em alimentar, em contemplar um pôr-do-sol, em dividir a vida com alguém… Entramos em contato com o “eros” quando compartilhamos a sexualidade do nosso ser (pessoa) e aprendemos a “educar” nossa afetividade e sexualidade para a produção de coisas sublimes.
A paixão também é a energia que nos move a fazer as coisas com afinco, a ter metas, a cumprir nossos projetos. Sem paixão a vida fica sem graça, perde o encanto e o brilho… Viva, pois, sua vida de maneira apaixonada. Faça as coisas com amor e dedique tempo para contemplar as coisas bonitas que lhe Deus proporciona…